Especificando Manômetros Industriais
- Conrado Barbosa
- 3 de jan. de 2025
- 2 min de leitura

Manômetros são itens essenciais para o processo de monitoramento e controle de pressão do sistema.
Existem diversos fabricantes de manômetros ao redor do mundo, os mais conhecidos no mercado brasileiro são Wika, Ashcroft, Nuova Fima e Zurich.
Por mais simples que pareça ser este instrumento, o processo de especificação necessita de atenção para atender todos os requisitos de funcionamento e segurança do projeto no qual o item será instalado.
São eles:
Diâmetro do visor:
Medidas: 50, 63, 100, 160mm
Atenção: Os diâmetros podem variar a depender do fabricante.
Diâmetro da conexão ao processo:
1/4", 3/8", 1/2" são medidas mais comum de mercado.
Tipo de conexão ao processo:
NPT macho, NPT Fêmea, BSP Paralela, BSP Cônico e etc.
Tipo de Visor:
Acrílico, Policarbonato ou Vidro de Segurança.
A escolha de cada um tem impacto direto ao grau de proteção do equipamento durante uma falha.
Material de Construção:
Caixa:
É normalmente encontrado no mercado nas opções de Aço Inoxidável 304, Aço Inoxidável 316L e Latão.
ATENÇÃO: Em ambientes corrosivos como Plataforma de Petroléo e atmosfera rica em materiais corrosivos, é recomendado o uso em Aço Inoxidável 316L.
Elemento Sensor:
Devido ao contato direto com o fluido a ser trabalhado, se faz necessário a utilização de materiais com maior resistência a corrosão, por exemplo: Aço Inoxidável 316L ou Hasteloy.
Conexão ao processo:
Podemos encontrar no mercado as opções em Aço Inoxidável 316 e Latão.
Faixa de Medição:
Os manômetros podem ser solicitados em variadas escalas, por exemplo: psi(g), psi(a), bar(g), bar(a), kgf/cm², kPa.
Para melhor interpretação dos valores a serem medidos, pode ser solicitado aos fabricantes a opção com dupla escala, por exemplo: psi(g) / bar (g).
Precisão da faixa de medição:
Os manômetros são itens mecânicos, ou seja, eles possuem faixas de precisão de leitura, por recomendação os fabricantes e usuários, deve-se se especificar a faixa de medição desconsiderando 25% do inicio e 25% do fim da escala de medição, abaixo segue exemplo visual:
Neste caso o manômetro tem faixa de pressão de 0 a 10 bar(g), porém para obter precisão de leitura, o sistema deve trabalhar na faixa de 2,5 bar(g) a 6,5 bar(g).

Faixa de leitura recomendada.
Liquido de Enchimento:
Este opcional se faz necessário em sistemas onde o fluido sobre pulsos, por exemplo: Bombas Pneumáticas e Bombas Diafragma. Quando o manômetro trabalha em um sistema que contenha pulsação e não contem o liquido de enchimento, o operador terá dificuldade de leitura, uma vez que o ponteiro não ficará estático. Ou seja, nestes casos é adicionado Glicerina para obter o funcionamento adequado.
IMPORTANTE: Para sistemas com trabalho com fluidos enriquecidos com Oxigênio, é recomendado não utilizar a glicerina para devido o risco de explosão.
Como pode notar, manômetros são itens visualmente simples, porém possuem diversas configurações a serem analisadas para o correto funcionamento do sistema.
Consulte a C4B Engenharia e Soluções Industriais para auxiliar em seu projeto.
Entre em contato e solicite seu orçamento.




Comentários